quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Uma imagem para dar significado ao A2CAMP

A imagem que trago para simbolizar o que foi lido sobre a metodologia de avaliação A2COMP é esta abaixo:



A forma indicada para a avaliação formativa do aluno, propõe na verdade, um acompanhamento da autonomia dada ao aluno no desenvolvimento do seu aprendizado. É isso que a imagem significa, "acompanhamento".

Jorge

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

TAREFA 4 - Instrumentos de Avaliação em EAD: Portfólio e Auto-Avaliação

REFERÊNCIA: 01


O portfólio tem sido utilizado na EAD como um instrumento que antecede a auto-avaliação, tanto para os docentes como os discentes:

“Temos notícias de que os dados do portfólio têm sido usados, por alunos e por docentes, como subsídio para a tarefa de auto-reflexão que antecede a auto-avaliação. Os autores Dey e Fenty (1997), citam a experiência do uso de portfólios na Northeast Missouri State University, onde essa técnica é vista como parte do processo educativo, ou seja, como uma oportunidade de se engajar em um aprendizado ativo ‚ tanto para os estudantes, quanto para os docentes. Os estudantes aprendem a refletir sobre sua experiência acadêmica e a avaliá-la. O corpo docente, por outro lado, tem a oportunidade de examinar a experiência curricular como um todo e oferecer um importante e relevante feedback (p.22).”

http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=112&sid=122&UserActiveTemplate=4abed, acesso em 10/10/2008.


REFERÊNCIA: 02

“Outra questão do receio do uso da auto-avaliação é o fato de muitos professores não saberem fazê-la, pois a deixa solta com perguntas sem direcionamento ou critérios, além do fato que cada aluno avaliará um ponto, não havendo um eixo claro a ser avaliado.
Assim, uma auto-avaliação demanda direcionamento, critérios claros, aspectos que serão avaliados, entre eles a dinâmica dos trabalhos propostos e o professor.”
(Comentário do Geraldo Júnior no fórum deste módulo)

Baseando-se nessas duas referências e nas demais leituras e reflexões feitas no decorrer do módulo “Avaliação em EAD”:

Comente a experiência com o portfólio citada por Dey e Fenty (1997) e indique três elementos que devem compor uma AUTO-AVALIAÇÃO para que, de fato, esse instrumento possa auxiliar o aluno, da modalidade EAD, na construção de sua aprendizagem independente.



domingo, 12 de outubro de 2008



TAREFA 3 - Avaliação de Imagens:

“A avaliação diagnóstica do perfil do aluno não tinha a intenção de verificar conhecimentos, mas sim, avaliar a predisposição do aluno para o estudo a distância, de maneira que os formadores pudessem acompanhá-lo com maior segurança, além de conhecer um pouco mais sobre suas características”. (SENAC. Avaliação de Competências em cursos de EAD).

A imagem que escolhi traduz uma sátira contrária a proposta de avaliação da A2COMP. Primeiramente pela predisposição do aluno que não é levado em consideração. Todos são colocados no ambiente virtual e não se leva em consideração se há ou não uma real interação entre os estudantes e as tarefas. Segundo, não há preocupação com o individual, com o acompanhamento, com o retorno, como por exemplo, os gráficos do A2COMP. O trabalho é de massa é para todos sem distinção.
Como nos diz FERREIRA (2003), “informatizar escolas para reproduzir a velha educação, tradicional, linear, centrada no falar/ditar do professor e utilizando as tecnologias da informação e comunicação não torna a educação atualizada”. Assim, apesar da A2COMP utilizar alguns recursos e instrumentos de uma escola tradicional, apresenta vários avanços na concepção e na sistematização de processos educativos que promovam competências nos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Há hoje à disposição do professor ferramentas e recursos, como as interfaces gráficas, que puderam acelerar o desenvolvimento da EAD, culminando no surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem. Os recursos gráficos aliados à utilização de imagens e multimídia aumentaram a comunicação, ampliando o acesso a um número cada vez maior de pessoas (Lucena; Fucks, 2000)7. As facilidades da internet e da web incluíram novas formas de diálogo, entre elas: o chat (conversação online), os e-mails (troca de correspondências eletrônicas), os fóruns, as listas de discussão e as conferências, possibilitando a interação e a colaboração nos cursos em rede. Dessa maneira, um professor pode disponi-bilizar os conteúdos de sua aula, provocar uma discussão, propor um exercício coletivo, o intercâmbio de experiências – sem trocar olhares com seus alunos.
Temas tão desafiadores como a EAD utilizando a internet e a avaliação motivaram a equipe técnica do Senac/CE ao desenvolvimento de uma metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e Avaliação de Competências – A2COMP, que pudesse facilitar o desenvolvimento de competências dos alunos, por meio de uma avaliação formativa, respeitando os ritmos e características de aprendizagem de cada participante. Esse estudo para a criação da metodologia surgiu a partir da observação da primeira experiência de curso de EAD que utilizou um ambiente virtual de aprendizagem, realizado pela entidade em 2002, no período de outubro a dezembro. http://www.senac.br/BTS/313/boltec313f.html

Escolha uma imagem ( internet, revista, jornais, periódicos ... ) que, em sua opinião, expresse a metodologia A2 COMP e faça um comentário justificando a sua escolha.