
REFERÊNCIA: 01
O portfólio tem sido utilizado na EAD como um instrumento que antecede a auto-avaliação, tanto para os docentes como os discentes:
“Temos notícias de que os dados do portfólio têm sido usados, por alunos e por docentes, como subsídio para a tarefa de auto-reflexão que antecede a auto-avaliação. Os autores Dey e Fenty (1997), citam a experiência do uso de portfólios na Northeast Missouri State University, onde essa técnica é vista como parte do processo educativo, ou seja, como uma oportunidade de se engajar em um aprendizado ativo ‚ tanto para os estudantes, quanto para os docentes. Os estudantes aprendem a refletir sobre sua experiência acadêmica e a avaliá-la. O corpo docente, por outro lado, tem a oportunidade de examinar a experiência curricular como um todo e oferecer um importante e relevante feedback (p.22).”
http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=112&sid=122&UserActiveTemplate=4abed, acesso em 10/10/2008.
REFERÊNCIA: 02
“Outra questão do receio do uso da auto-avaliação é o fato de muitos professores não saberem fazê-la, pois a deixa solta com perguntas sem direcionamento ou critérios, além do fato que cada aluno avaliará um ponto, não havendo um eixo claro a ser avaliado.
Assim, uma auto-avaliação demanda direcionamento, critérios claros, aspectos que serão avaliados, entre eles a dinâmica dos trabalhos propostos e o professor.”
(Comentário do Geraldo Júnior no fórum deste módulo)
Baseando-se nessas duas referências e nas demais leituras e reflexões feitas no decorrer do módulo “Avaliação em EAD”:
Comente a experiência com o portfólio citada por Dey e Fenty (1997) e indique três elementos que devem compor uma AUTO-AVALIAÇÃO para que, de fato, esse instrumento possa auxiliar o aluno, da modalidade EAD, na construção de sua aprendizagem independente.