sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Há hoje à disposição do professor ferramentas e recursos, como as interfaces gráficas, que puderam acelerar o desenvolvimento da EAD, culminando no surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem. Os recursos gráficos aliados à utilização de imagens e multimídia aumentaram a comunicação, ampliando o acesso a um número cada vez maior de pessoas (Lucena; Fucks, 2000)7. As facilidades da internet e da web incluíram novas formas de diálogo, entre elas: o chat (conversação online), os e-mails (troca de correspondências eletrônicas), os fóruns, as listas de discussão e as conferências, possibilitando a interação e a colaboração nos cursos em rede. Dessa maneira, um professor pode disponi-bilizar os conteúdos de sua aula, provocar uma discussão, propor um exercício coletivo, o intercâmbio de experiências – sem trocar olhares com seus alunos.
Temas tão desafiadores como a EAD utilizando a internet e a avaliação motivaram a equipe técnica do Senac/CE ao desenvolvimento de uma metodologia para acompanhamento de cursos de EAD e Avaliação de Competências – A2COMP, que pudesse facilitar o desenvolvimento de competências dos alunos, por meio de uma avaliação formativa, respeitando os ritmos e características de aprendizagem de cada participante. Esse estudo para a criação da metodologia surgiu a partir da observação da primeira experiência de curso de EAD que utilizou um ambiente virtual de aprendizagem, realizado pela entidade em 2002, no período de outubro a dezembro. http://www.senac.br/BTS/313/boltec313f.html

Escolha uma imagem ( internet, revista, jornais, periódicos ... ) que, em sua opinião, expresse a metodologia A2 COMP e faça um comentário justificando a sua escolha.

2 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO

Anônimo disse...

Concordo com essa idéia.
Teste Elaine