segunda-feira, 20 de outubro de 2008

TAREFA 4 - Instrumentos de Avaliação em EAD: Portfólio e Auto-Avaliação

REFERÊNCIA: 01


O portfólio tem sido utilizado na EAD como um instrumento que antecede a auto-avaliação, tanto para os docentes como os discentes:

“Temos notícias de que os dados do portfólio têm sido usados, por alunos e por docentes, como subsídio para a tarefa de auto-reflexão que antecede a auto-avaliação. Os autores Dey e Fenty (1997), citam a experiência do uso de portfólios na Northeast Missouri State University, onde essa técnica é vista como parte do processo educativo, ou seja, como uma oportunidade de se engajar em um aprendizado ativo ‚ tanto para os estudantes, quanto para os docentes. Os estudantes aprendem a refletir sobre sua experiência acadêmica e a avaliá-la. O corpo docente, por outro lado, tem a oportunidade de examinar a experiência curricular como um todo e oferecer um importante e relevante feedback (p.22).”

http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=112&sid=122&UserActiveTemplate=4abed, acesso em 10/10/2008.


REFERÊNCIA: 02

“Outra questão do receio do uso da auto-avaliação é o fato de muitos professores não saberem fazê-la, pois a deixa solta com perguntas sem direcionamento ou critérios, além do fato que cada aluno avaliará um ponto, não havendo um eixo claro a ser avaliado.
Assim, uma auto-avaliação demanda direcionamento, critérios claros, aspectos que serão avaliados, entre eles a dinâmica dos trabalhos propostos e o professor.”
(Comentário do Geraldo Júnior no fórum deste módulo)

Baseando-se nessas duas referências e nas demais leituras e reflexões feitas no decorrer do módulo “Avaliação em EAD”:

Comente a experiência com o portfólio citada por Dey e Fenty (1997) e indique três elementos que devem compor uma AUTO-AVALIAÇÃO para que, de fato, esse instrumento possa auxiliar o aluno, da modalidade EAD, na construção de sua aprendizagem independente.



5 comentários:

leticia disse...

A quebra dos velhos paradgimas em educação , ao contrário do que muitas pessoas pensam , esta acontecendo. A avaliação também passa por este processo de renovação.Hoje valorizamos a avaliação democrática, justa, qualitativa e significante.O portfólio pode ajudar o professor e o aluno na construção do conhecimento.
O portfólio constitui um diário individual onde o aluno vai coletando os dados ao longo do processo ensino-aprendizado.O aluno passa a refletir sobre sua caminhada acadêmica,pesquisa,comenta, avalia o professor, os métodos por ele utilizados, avalia o curso.
Todo o material contido no portfólio servirá de base para a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem do aluno pelo professor.O potfólio permite que o professor tenha um olhar individualizado , já que oferece meios de acompanhar os diferentes ritmos de aprendizagem.Promove a avaliação contínua e integral, pois faz com que o professor reflita sobre sua prática pedagógica auxiliando a auto-avalição.
A auto avaliação é um olhar crítico consciente sobre todo o processo de construção do conhecimento.Deve ser composta por momentos de discussão a cerca dos trabalhos realizados durante o curso e a metodologia utilizada pelo professor. Apresentando assim o significado, a importância e as dificuldades enfrentadas por cada aluno no cumprimento das tarefas. A participação individual e coletiva dos alunos deve ser levada em consideração,levando-os a reflexão sobre as trocas de experiências e contribuições individuias. A Relação professor- aluno também deve deve compor uma auto-avaliação, já que ninguem aprende sozinho.
Letícia Arruda

Leda disse...

O portifólio pode ser um instrumento facilitador de processos avaliativos na medida em que permite o registro de um processo de ensino. Esse histórico pode ser utilizado para diferentes análises que envolvem desde as ações docente e discente, também a própria estruturação do curso. O portifólio, quando utilizado no contexto da auto-avaliação, deve conter elementos que permitam ao aluno refletir sobre seu processo de aprendizagem. Dentre esses elementos destaco três categorias importantes: elementos subjetivos como empenho e interesse, elementos objetivos como cumprimento e qualidade das tarefas solicitadas e finalmente, elementos balizadores de aprendizado tais como comentários críticos sobre o conteúdo desenvolvido no curso.
Leda

Jorge Dantas disse...

Eu ainda me sinto não tão certo para opinar sobre o processo proposto, ou seja, o uso do portifólio e a auto-avaliação. Entretanto, entendi e concordo com o posicionamento defendido pela Leda, que diz que "o portifólio, quando utilizado no contexto da auto-avaliação, deve conter elementos que permitam ao aluno refletir sobre seu processo de aprendizagem".

Jorge

Raquel Matos disse...

A EaD é uma modalidade de ensino desenvolvida em um ambiente, onde o aluno deve buscar e construir seu próprio conhecimento. Dentro deste contexto, uma auto crítica sobre saberes, qualidade e processos desenvolovidos na aprendizagem e em sua busca devem ser refletidos por professores e alunos.
A auto-avaliação é um processo que leva o aluno a uma reflexão de sua própria prática e aprendizagem. Nesta prática, a utilização do portifólio apresenta-se como uma grande parceira, pois potencializa através de registros, a reflexão de todo um processo de aprendizagem e seu desenvolvimento, assim como foi citada a experiência de Dey e Fenty.
Contudo, para que a auto-avaliação atinja o objetivo de reflexão e auto-crítica, acredito que alguns elementos são de extrema importância para o desenvolvimento desta prática:
* Reflexões sobre a própria prática no desenvolvimento das atividades propostas, bem como o empenho a ela dedicado;
* Reflexões sobre a qualidade das próprias produções de conhecimento e atividades realizadas;
* Reflexões sobre a interlocução entre o próprio aluno, professor e demais olegas no desenvolvimento da aprendizagem.
A prática auto-avaliativa deve ser alvo de grandes discussões e reflexões para que não se torne obsoleta e seja um mero reprodutor de facilidade na hora da obtenção de notas.
Abraços,
Raquel

Geraldo Pedagogo disse...

Repensar a educação implica repensar o currículo, que automaticamente implicará na reformulação da avaliação. No caso da educação na modalidade virtual, novas formas e meios precisam ser usados para avaliar e acompanhar o processo de desenvolvimento do estudante.

Nesta perspectiva, o portfólio, enquanto registro individual dos caminhos e processos do estudante, coleta dados de atividades, passos, produção, métodos que ele utilizou, enfim, não é um produto apenas da ação final do aluno, mas um produto da sua caminha construtiva.

O professor tendo em mãos o portfólio terá um excelente material para avaliação, desde que este tenha sido bem avaliado e acompanhado pelo docente.

Conjuntamente no portfólio deve conter o olhar crítico consciente do próprio estudante sobre a sua caminhada educacional, ou seja, sua auto-avaliação. Esta não deve ser uma atribuição aleatória de nota por parte do estudante, mas com critérios e elementos que o estudante possa ter parâmetros para mensurar sua auto-avaliação, seja ela quantitativa ou qualitativa.

[]

Geraldo Junio